segunda-feira, 15 de abril de 2013

Vinhos


Batizado como o néctar dos deuses, mais do que saber escolher e saborear um bom vinho, é saber servi-lo. Entre saber qual a sua temperatura ideal, os melhores copos e a sequência em que devem ser servidos os diferentes vinhos, descubra tudo o que precisa saber na hora de abrir uma garrafa e impressione os seus convidados!







Nem todos os vinhos devem ser servidos com a mesma temperatura e em caso nenhum, com pedaços de gelo dentro dos copos.


  • "Branco-Sêco" - São servidos frescos, mas não inteiramente gelados, é melhor a uma temperatura que varia de "15" a "10" graus.
  • "Branco-Suave" - Devem ser mais gelados e servidos numa temperatura de no máximo "4" graus.
  • Champanha e Vinho Espumante" - São servidos gelados, em balde com gelo picado a volta e nunca em geladeira.


Obs.: Todos os Vinhos a ser gelados ou de preferência refrescados, devem ser colocados em baldes de gelo.



VINHOS A MESA


·       "Os Vinhos Tintos" devem acompanhar os primeiros pratos de carnes com molhos, massas, legumes e aves. São servidos a temperatura natural da sala.

·         "Os Tintos Velhos", que são servidos com os assados, pouco mais quente.

·         "Os Vinhos Tintos Secos" são servidos frescos.


Alguns tipos de Vinhos raros, leve e suave, levemente espumante, frisante e doce, são servidos a temperatura de adega. Frescos mas não gelados. Para se conseguir que um Vinho fique com a temperatura da sala em que vai ser servido, é aconselhável retirar a rôlha, apoiá-la sobre o gargalo a fim de que não se perca o perfume (Buquêt) do Vinho, deixando a garrafa durante "quatro a cinco" horas na sala. Não é aconselhável colocar a garrafa do Vinho em água morna, não é aprovado pelos entendidos no assunto.


·         "Vinhos Velhos" e famosos, devem ser servidos em suas garrafas originais. "Decantar", é passar o vinho de uma garrafa para outra. "Rosê Suave", serve para qualquer tipo de carne, ave ou peixe.

·         "Vinhos Brancos" secos e suave, indicados para sefvir gelados com pratos de peixe, crustáceos, etc...

·        "Vinhos do Tipo Reno", secos, brancos e de coloração mais acentuada, próprios para serem servidos com pratos de peixes.

·      "Vinhos do Tipo Clarete" e outros, tintos, secos ou suave, próprios para serem servidos com aves e carnes diversas.

·      "Vinhos tintos de Uvas Bonarda-Cabernet, etc", próprios para serem servidos com assados, principalmente os Vinhos envelhecidos.

·     "Vinhos Frisantes, espumantes", saborosos e adocicados, próprios para sobremesa e também para certos pratos de peixes e carnes.


Obs.: Servem-se primeiro os vinhos de menor teor alcoólico, depois os mais fortes, terminando com os licores ou Champanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário