segunda-feira, 15 de abril de 2013

Dicas Gerais


Se for a anfitriã de uma ocasião formal deste tipo preste atenção em algumas regras essenciais:

- Antes do jantar, um pequeno cocktail, servido como aperitivo, deve estar disposto quando os convidados se sentam à mesa.

- Se servir champanhe durante um Jantar de Gala não há necessidade de outro vinho.

- Os copos em geral são três, dispostos da esquerda para a direita. Iniciando do maior para a água, o médio para o vinho tinto e o menor para o vinho branco.

- Segura-se a faca sempre com a mão direita, sem que o dedo toque na lâmina.
- O garfo é usado na mão esquerda, quando a direita estiver ocupada com a faca, o grafo pode também ser usado com a mão direita, quando o que se come não necessita ser cortado.
- Quando se toma sopa a colher é sempre usada com a mão direita. No caso de haver um pedaço de carne que se deseja cortar, usar o garfo na mão esquerda para ajudar a colher a cumprir sua função.
- O garfo especial para salada coloca-se ao lado do garfo da carne.

- Os garfos especiais para ostras, serão colocados ao lado das facas.

- O macarrão enrola-se com o garfo ajudado pela colher ou corta-se a massa com o garfo.
- Saleiros pequenos ficam ao lado dos copos, um para cada comensal.

- O guardanapo é colocado sobre o prato, quando não há serviço antecipado. Havendo, coloca-se o guardanapo do lado esquerdo, à esquerda dos garfos.
- Em reuniões de cerimônia não se colocam cinzeiros à mesa.
- Se optar por servir ostras, lembre-se que são sempre o primeiro prato, mesmo havendo sopa, serve-se com pão preto e manteiga.

- O prato de peixe abre o menu, quando não há sopa ou ostras.

- Servem-se os pratos na seguinte ordem: Ostras - Sopa - Peixe - Carne - Salada - Queijos - Doces - Frutas - Licor - Café.

- Só se servem doces, depois dos queijos e frutas.

- Lavandas são trazidas na hora em que se servem a sobremesa e colocadas no lugar do pratinho de pão.
- O sorvete é sempre o último a ser servido.
- É de bom tom enxugar os lábios antes de levar o copo à boca.

Notícias


- Jantar de gala como forma de integração
Atlantica Hotels International realiza desde a última segunda-feira, no Quality Itupeva, a cerca de 70 quilômetros da capital paulista, sua 14ª Convenção Anual. O evento reúne aproximadamente 400 profissionais da rede vindos de todo o Brasil e tem basicamente dois objetivos: colaborar para a integração da equipe e treiná-la em relação às novidades do grupo. Esta noite os profissionais participaram de um jantar de gala seguido de festa.
“A dinâmica do nosso mercado está cada vez mais intensa e a equipe tem de estar disciplinada e bem entrosada, pois se não conseguirmos resolver rapidamente os problemas dos clientes, vamos ficar para trás”, comenta a vice-presidente de Marketing e Vendas da Atlantica, Annie Morrissey. De acordo com ela, resultados práticos advindos da convenção não podem ser mensurados estatisticamente. “Mas eu tenho certeza que se não fizéssemos este encontro os resultados não seriam os mesmos”, acredita. “A equipe precisa estar bem engajada e pronta para os desafios do dia a dia. As pessoas precisam se conhecer”, complementa a VP, acrescentando que 59% das vendas da rede no ano passado foram cruzadas.

- Maringa Tursimo recebe premio em jantar de gala
A Maringá Turismo recebe amanhã (31) de outubro de 2004, o prêmio Top of Business 2004 durante jantar de gala no hotel Hilton São Paulo. A distinção vai ser recebida pelo diretor de Marketing, Moisés Moraes, já que o presidente da Maringá, Marcos Arbaitman, está viajando.
O prêmio é conferido pela Montreal Eventos às empresas que alcançaram notoriedade e destaque nas áreas de atendimento e qualidade em serviços.

- BrazilFoundation Austrália realizará o primeiro Jantar de Gala
O 1º Jantar de Gala da BrazilFoundation Austrália está confirmado para dia 26 de fevereiro de 2013. Assim como acontece todos os anos em NY – e em 2012 pela primeira vez em Miami – o evento irá arrecadar recursos que serão destinados a projetos sociais no Brasil. Mara Bún, membro do Conselho Consultivo da BrazilFoundation Austrália e CEO da Green Cross Australia, será chair do Jantar.
O evento acontecerá em Brisbane, Austrália e irá abrir o Brazil Film Festival, festival de cinema que acontece em Sydney desde 2009 eapresenta as últimas produções mais premiadas do cinema brasileiro. Durante o Gala também será anunciada a abertura da 1ª BrazilWeek na Austrália, com eventos nas áreas comercial, cultural, social e ambiental.




- IV Jantar de Gala Arrecada em prol da causa do câncer Infantojuvenil


O 4º Jantar de Gala do Instituto Ronald McDonald foi realizado no dia 4 de outubro, no Espaço Rosa Rosarum, em São Paulo.



Chico Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald, posa ao lado do embaixador da alegra no 4º Jantar de Gala Instituto Ronald McDonald~

Estiveram presentes no evento cerca de 600 convidados, entre empresários, fornecedores e franqueados da Rede McDonald’s, imprensa e personalidades. Todos tiveram a oportunidade de assistira um show exclusivo da cantora Luiza Possi e degustar um menu solidário especial.



Show exclusivo da cantora Luiza Possi embalou a noite de solidariedade

Ao todo, foram arrecadados R$ 624mil, maior arrecadação líquida atingidaem todas as edições do evento. Os recursos arrecadados serão revertidos para os Programas Casas Ronald McDonald e Espaço da Família, que contribuem para o sucesso do tratamento de crianças e adolescentes com câncer.



Franqueados da rede McDonald's, Embaixadores do Instituto Ronald McDonald, representantes de diversas empresas e convidados especias participaram do evento.

Paris: sem Lula, jantar de gala para Dilma serviu prato de 6 mil euros

Os imensos lustres de cristal que decoram o salão de festas do Palácio do Eliseu, a sede do governo francês, em Paris, não ofuscaram a verdadeira constelação em que consistia a lista de convidados do jantar de gala oferecido pelo presidente francês, François Hollande, em honra à presidente Dilma Rousseff, na noite desta terça-feira. Celebridades e a elite do empresariado francês se misturaram à alta cúpula do governo socialista, que recebia pela primeira vez a brasileira em uma visita de Estado.
As homenagens estavam por toda a parte. Cada uma das 27 mesas dispostas num dos mais belos salões de recepção da França, havia o nome de uma capital brasileira. Enquanto na "Brasília" os presidentes sentaram lado a lado, na "Rio de Janeiro", "Vitória" ou "Porto Alegre" foram estrategicamente posicionados nomes de destaque da política francesa, como o do primeiro-ministro Jean-Marc Ayrault e do ex-premiê Lionel Jospin, além de nada menos do que 15 ministros do governo.
Mas também apareceram os nomes do ex-jogador de futebol Raí, do chef Alain Ducasse, da estilista Agnes B. e da apresentadora de televisão francesa Claire Chazal. Donos de fortunas brasileiros e franceses também circularam pelo luxuoso salão, como os presidentes das poderosas companhias Casino (dona do Pão de Açúcar), Dassault (fabricante dos caças Rafale) e a petroleira Total, do lado francês, e as construtoras brasileiras OAS e Andrade Gutierrez. Somados aos jornalistas - inclusive os correspondentes brasileiros em Paris, convidados pela primeira vez para uma ocasião como esta -, 250 pessoas degustaram o jantar.
No cardápio, a entrada de vieiras marinadas e o tartare de salmão defumado ao molho de pimenta rosada foi servida antes de um tenro frango de Bresse gratinado com parmesão, acompanhado de suflê de batatas com cenouras. Uma torta de mousse com avelãs fechou o banquete, regado a vinhos e champagne, evidentemente nacionais. Os brindes foram celebrados em taças de cristal onde se liam as iniciais RF, para República Francesa - assim como os pratos de porcelana, fabricados à mão pela marca Puiforcat, que estampavam a inscrição "Palácio do Eliseu" no verso. Cada prato pode custar até 6 mil euros.
No vai e vem sincronizado dos garçons de fraque, o grande ausente foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que cancelou a presença de última hora - em mais uma tentativa de escapar ao assédio da imprensa diante das novas denúncias feitas pelo publicitário Marcos Valério à Procuradoria-Geral da República. "Ele estava cansado", justificaram próximos ao petista, que cumpre agenda em Paris desde segunda-feira.
Além da ilustre relação de presenças, a trilha sonora com partituras do século 17 e as peças do serviço de prata maciça - as da sobremesa eram ainda banhadas a ouro - não deixavam dúvidas: Hollande queria estender com toda a pompa o tapete vermelho à delegação brasileira. Neste ano, apenas um segundo país, a Itália, terá recebido distinção semelhante - enquanto que o ex-presidente Nicolas Sarkozy ofertou um jantar de Estado a somente sete líderes mundiais ao longo de seus cinco anos de mandato.
Ao lado de Hollande, que permaneceu com um largo sorriso no rosto ao longo de toda a noite, sua companheira Valérie Trierweiller atraiu os olhares indiscretos masculinos e de admiração femininos. Elegante em um discreto vestido preto e cinza acinturado, a companheira do presidente - que até agora não conseguiu sequer se aproximar da popularidade de que desfrutava a antecessora, a cantora e ex-top model Carla Bruni -, parecia deslocada, posicionando-se sempre atrás do presidente e se esforçando para não ocupar um papel de primeiro plano no evento. A postura faz parte de uma busca que já dura sete meses pelo papel ideal de primeira-dama quando, antes do poder, exercia a profissão de jornalista - no que muitos vêem como cargos incompatíveis.
Nem sempre acompanhado de Dilma, o casal anfitrião fez questão de passar em todas as mesas para cumprimentar os convidados. As mesas, aliás, eram decoradas com arranjos de minirrosas e pétalas espalhadas sobre a toalha branca, onde também estavam dispostos envelopes em papel machê, fechados com um delicado cordão nas cores do Brasil. Dentro dele, encontravam-se os discursos oficiais realizados na abertura do jantar, o menu e a trilha sonora tocada ao vivo pela Orquestra de Cordas da Guarda Republicana do Palácio do Eliseu - incluindo Tom Jobim e Villa Lobos.
Pontualmente às 23h, os instrumentos silenciaram e o casal presidencial dirigiu-se à saída - no rígido protocolo francês, este é o sinal de que a noite, literalmente excepcional, havia chegado ao fim.

Chef revela cardápio do jantar de gala do Oscar




Encarregado do jantar de gala do tradicional jantar que seguirá à cerimônia do Oscar, chamado de Baile do Governador, o renomado chef de cozinha austríaco Wolfgang Puck revelou nesta quinta-feira (23) o cardápio do evento, que inclui mil garrafas de champanhe e 5 kg de caviar.
- Nosso menu possui os fantásticos sabores dos ingredientes da Califórnia, alguns luxos e alguns pratos clássicos. Sempre há algo para todo mundo, e acho que pode servir de inspiração para fazer coisas parecidas em casa. 
O jantar terá 1,5 mil convidados, que desfrutarão dos milhares de guarnições - que vão desde marisco até caviar, passando por bolo de frango com trufas, cordeiro com molho vinagrete de coentro e pequenos hambúrgueres feitos com a carne dos caríssimos bovinos de Kobe (no Japão) com queijo.
Durante o evento, serão distribuídos 12.000 copos e quatro mil pratos pequenos. 
O formato do Oscar estará presente no menu, tanto nos 6,5 mil pãezinhos com salmão quanto nas 5 mil estatuetas de chocolate. E tem mais: 7,5 mil camarões, 3,5 mil barquetes de missô, 1,3 mil ostras e 660 kg de lagosta.
A bebida ficará a cargo da marca Moët & Chandon, que fornecerá mil garrafas de suas adegas para um coquetel especial. A bebida acrescenta às borbulhas uma pétala de rosa.
Cheryl Cecchetto, organizadora do Baile do Governador, explicou dias atrás que, na atual edição, decidiu-se liberar os garçons para que eles circulem pelo recinto. 
Os convidados ficarão em uma das salas do centro Hollywood & Highland, decorada por seis grandes arcos com 1,4 mil cristais de Swarovski e centenas de flores.
O evento de apresentação foi realizado em pleno tapete vermelho do centro Hollywood & Highland, por onde desfilarão as celebridades instantes antes da cerimônia do prêmio Oscar, que será realizado no próximo domingo (26).  

Decoração






O jantar de gala normalmente tem uma decoração luxuosa, com tudo cuidadosamente organizado para impressionar os convidados. A mesa posta costuma ser revestida com uma toalha elegante, sem muitas estampas para não sobrecarregar o visual. As louças e talheres são magníficos e colocados de forma adequada sobre a mesa, seguindo a etiqueta. Para manter o padrão sofisticado, garçons circulam pelo espaço servindo petiscos e bebidas antes do grande jantar.



Etiqueta



As regras de etiqueta costumam assustar as pessoas que na são familiarizadas com os eventos de gala. No entanto, elas servem para evitar possíveis constrangimentos e melhorar o relacionamento das pessoas no ambiente e com os requintes que lhe são apresentados.
Ao se acomodar para o jantar, procure não manter uma postura muito reta e tensa. Fique natural, sem é claro colocar os cotovelos na mesa porque isso atrapalha quem está sentado ao lado. Entre as cadeiras deve haver um espaço para que o garçom possa servir com comodidade.
Os talheres precisam estar dispostos na mesa em harmonia, acompanhando os pratos e taças que compõem a mesa de jantar de gala. Lidar com as peças costuma ser um pouco difícil para quem não tem costume, mas algumas recomendações podem facilitar o manuseio:
- O guardanapo de tecido deve ser colocado do colo, enquanto o de papel permanece na mesa;
- Procure respeitar a ordem dos talheres e pegar cada peça com delicadeza para não aparentar um aspecto selvagem durante a refeição;
- Os punhos devem sempre estar apoiados na mesa em sinal de elegância;
- Os talheres de um jantar de gala serão sempre de prata, por isso é necessário ter delicadeza nos movimento para manuseá-los;
- Os talheres estarão dispostos na mesa de acordo com a ordem de uso, então procure conhecê-la e respeitá-la;
- Evite fazer gestos com talheres em mãos.

Gastronomia


O cardápio do jantar de gala também se revela bem peculiar, com pratos refinados preparados a partir das receitas da alta-gastronomia. 


Vestimenta



É necessário se preocupar com as roupas que serão usadas para a ocasião. Nada de adotar um look exagerado com peças “chic”, isso pode transformar a aparência em algo cafona. Experimente ser o mais simples possível com a sua escolha, valorizando é claro as opções disponíveis de trajes de gala. 


Eles 

Esse tipo de convite tem regras rígidas para o visual masculino. Os homens devem usar smoking preto sempre combinado a camisas brancas engomadas e com detalhes plissados

Acessórios: cintos, meias e sapatos devem ser do mesmo tom escuro. Use calçados de couro com bico fino, mas evite texturas como croco, que são muito informais. A gravata borboleta é indispensável, sempre na cor preta. 



Elas
Abuse de vestidos longos em tecidos nobres como xantungue, seda, organza, georgete e tafetá. Invista em decotes elaborados, bordados com brilhos e fendas. Modelos curtos também ganham espaço, mas devem ter modelagem ou detalhes elaborados.


Extras de inverno: para se proteger das baixas temperaturas, use pashminas de cashmere em tons próximos ao do vestido, como bege, cinza ou azul marinho. Estolas de pele falsa também dão um efeito glamouroso. Nem pense em complementos casuais como bolero, jaqueta jeans, tricô ou cadigã.



Acessórios: use bolsas e carteiras pequenas e diferenciadas. Elas podem ser metalizadas, forradas de cetim ou com aplicações de pedrarias e strass. Nos pés, prefira escarpins e sandálias com salto alto. “Coordene os tons da roupa com os sapatos, pois a carteira você pode deixar na mesa para dançar, ela não está sempre presente”, ensina a consultora de imagem Fernanda Damy. Jóias como braceletes, anéis e brincos dão requinte à produção.





Uso da mão


Aspargos: Come-se com garfo e os dedos. A parte da ponta tenra corta-se com o garfo e com ele se come. O restante pode ser apanhado entre os dedos, se for tenro.

Peixes: São comidos com auxílio de talheres apropriados, se não tiver, com o garfo comum. Nunca usar faca comum para cortá-lo.


Alcachofras: Quando inteira exige a mão para desfolhar. O fundo limpa-se com a faca e corta-se com o garfo.


Salada: Corta-se com o garfo, ou enrola-se os pedaços, como as folhas de alface.

Ostras: São degustadas com o garfo próprio, de borda cortante e de três dentes. Toma-se a ostra na mão esquerda, com a direita usa-se o garfo e com a borda cortante desprega-se a ostra, pinga-se limão e leva-se a boca com o garfo. Não havendo talher apropriado, desprega-se a ostra com a faca, usando o garfo para levar a boca. Pode-se levar a concha a boca, para beber o caldo.

Carnes e aves: Comem-se com garfo e faca. Numa churrascaria rústica, ou casa de campo ao ar livre, o certo é apanhar o pedaço com a mão e comê-lo.

Compotas: Comem-se com o garfo para a fruta e a colher para calda.


Frutas: Em geral já vem partidas como exemplo, abacaxi, laranja, manga. Já as uvas, cerejas, jabuticabas, comem-se com os dedos, e as sementes ou caroços são colhidos com a mão fechada em forma de concha, junto a boca e depositados no prato. 

Sopa: Não se assopra nem se repete.


Licor ou Café: Pode ser servido à mesa, ou fora dela, se for à mesa, a xícara e a colherinha vem junto com o prato de sobremesa, e não se usa palitos à mesa.


Cardápio

Nos jantares de cerimônia residencial, o cardápio deve ser individual, um para cada convidado. Deve ser o mais simples possível, em pergaminho, tom pastel, escrito à mão pela dona da casa.
Nos banquetes oficiais, o cardápio é impresso ou mimeografado e assemelha-se ao de um bom restaurante.




Exemplos de pratos




Caviar
Consumé quente
Camarões em forminhas
Pequenos pudins de ervilhas
Peru a Brasileira Assado de Vitela, com molho de vinho
Salada Verde
Queijos
Fios de ovos
Frutas.

2º.
Melão com presunto
Creme de aspargos (sopa)
Peixe de forno
Barquettes de creme de camarão
Pato com molho de laranja
Aspe de "Foie-gras"
Salada de legumes cozidos
Queijos diversos
Charlote de morangos.

3º.
Ostras Sopa de creme de amêndoas
Filés de linguado com creme de Champignon
Arroz a Brasileira
Presunto de forno
Galinha recheada de "Foie-gras"
Pudim de legumes
Salada de alface com cenoura ralada
Queijos
Pêssego Melba

4º.
Gomos de Grapefruit com vinho do Porto
Consommê com massinhas
Lagosta Cardinal Perdizes com creme de leite
Arroz em forminhas
Perna de carneiro assada, com molho de hortelã
Aspargos na manteiga
Salada mista
Queijos
Sorvetes

5º. Creme de camarões
Peixe frio com gelatina
Salada russa
Arroz a indiana
Entrecosto assado com legumes
Salada de alface
Queijos
Torta de nozes com creme de Chantilly
Frutas

6º.
Creme de galinha
Peixe de forno com molho de camarão
Arroz a brasileira
Costelas de vitela com vinho de Marsala
Batatas duquesa
Lombo de veado ao forno
Salada de palmito
Queijos
Sorvete de creme com marrons de chantilly
Nota: Todo o prato que levar vinho, o mesmo vinho irá a mesa. Os franceses, não aceitam um jantar de gala sem queijos. Usam-se cinco qualidades e uma faca para cada queijo.

7º.
Jantar americano apenas de massas.
Espaguete Lasanha Fetuccine verde
Furadinho com suco de laranja
Torteline Espaguete com nozes, etc.
Poderá escolher o tipo de prato de massa que quiser. Serve-se qualquer espécie de vinho.
A sobremesa é somente frutas.

Chá: O chá fica a critério do anfitrião, porém é de suma importância frisar que o mesmo deve ser servido sempre quente.

Ordem de colocação dos utensílios a mesa


Quando vamos receber os amigos ou até mesmo arrumar uma mesa bonita para as nossas refeições o capricho deve começar na arrumação da mesa, pequenos detalhes fazem toda a diferença na organização das suas refeições.





Nos jantares de gala deve sempre utilizar uma toalha grande, a qual deve exceder o tamanho da mesa mais ou menos de trinta a quarenta centímetros. A disposição dos talheres, pratos e copos, obedecem a normas praticamente invariáveis que não dependem do grau de cerimônia da refeição.

- Um prato grande e raso, para cada convidado: "Prato Base”.
- A faca do lado direito, o fio voltado para o prato.
- A colher a direita da faca, com a parte côncava para cima.
- O garfo fica do lado esquerdo do prato, com os dentes para cima.
- Quando há mais talheres, eles devem ficar na mesma disposição: facas e colheres a direita e garfos à esquerda na ordem em que serão utilizados, de fora para dentro. É correto também, quando há garçons bem treinados e em número suficiente que os talheres sejam colocados à mesa à medida que será servida as peças das refeições.
- Quando se trata de aves, carnes, quem deve ser trinchadas, o certo é que venham da copa já trinchadas.
- Quando acontecer cair um guardanapo ou talher o servidor deve discretamente apanhá-lo, buscar outra peça na copa e entregar discretamente ao comensal.


Vinhos


Batizado como o néctar dos deuses, mais do que saber escolher e saborear um bom vinho, é saber servi-lo. Entre saber qual a sua temperatura ideal, os melhores copos e a sequência em que devem ser servidos os diferentes vinhos, descubra tudo o que precisa saber na hora de abrir uma garrafa e impressione os seus convidados!







Nem todos os vinhos devem ser servidos com a mesma temperatura e em caso nenhum, com pedaços de gelo dentro dos copos.


  • "Branco-Sêco" - São servidos frescos, mas não inteiramente gelados, é melhor a uma temperatura que varia de "15" a "10" graus.
  • "Branco-Suave" - Devem ser mais gelados e servidos numa temperatura de no máximo "4" graus.
  • Champanha e Vinho Espumante" - São servidos gelados, em balde com gelo picado a volta e nunca em geladeira.


Obs.: Todos os Vinhos a ser gelados ou de preferência refrescados, devem ser colocados em baldes de gelo.



VINHOS A MESA


·       "Os Vinhos Tintos" devem acompanhar os primeiros pratos de carnes com molhos, massas, legumes e aves. São servidos a temperatura natural da sala.

·         "Os Tintos Velhos", que são servidos com os assados, pouco mais quente.

·         "Os Vinhos Tintos Secos" são servidos frescos.


Alguns tipos de Vinhos raros, leve e suave, levemente espumante, frisante e doce, são servidos a temperatura de adega. Frescos mas não gelados. Para se conseguir que um Vinho fique com a temperatura da sala em que vai ser servido, é aconselhável retirar a rôlha, apoiá-la sobre o gargalo a fim de que não se perca o perfume (Buquêt) do Vinho, deixando a garrafa durante "quatro a cinco" horas na sala. Não é aconselhável colocar a garrafa do Vinho em água morna, não é aprovado pelos entendidos no assunto.


·         "Vinhos Velhos" e famosos, devem ser servidos em suas garrafas originais. "Decantar", é passar o vinho de uma garrafa para outra. "Rosê Suave", serve para qualquer tipo de carne, ave ou peixe.

·         "Vinhos Brancos" secos e suave, indicados para sefvir gelados com pratos de peixe, crustáceos, etc...

·        "Vinhos do Tipo Reno", secos, brancos e de coloração mais acentuada, próprios para serem servidos com pratos de peixes.

·      "Vinhos do Tipo Clarete" e outros, tintos, secos ou suave, próprios para serem servidos com aves e carnes diversas.

·      "Vinhos tintos de Uvas Bonarda-Cabernet, etc", próprios para serem servidos com assados, principalmente os Vinhos envelhecidos.

·     "Vinhos Frisantes, espumantes", saborosos e adocicados, próprios para sobremesa e também para certos pratos de peixes e carnes.


Obs.: Servem-se primeiro os vinhos de menor teor alcoólico, depois os mais fortes, terminando com os licores ou Champanha.